domingo, 24 de março de 2013

Senhor Tempo...o grande professor do Candomblé

Senhor Tempo é definitivamente o grande professor do Candomblé. Sinto falta das rodas de candomblé que tinham na casa de seu Deloiá. Sinto falta das pessoas e de tudo. Nossas brincadeiras, gozações e nossos reituais sérios...nossa hierarquia. Acho sinceramente que é hora de seguirmos em frente e voltarmos para nossos lugares. Sinto falta de Eliane, João Luis, Reinaldo...sinto falta de Deloiá, seu Rei das Ervas...DOna Yansã.. Santo eu sinto dentro do meu coração mas é sempre bom rever pessoas que fizeram parte da sua vida...da sua infância. Fico as vezes pensando por que tivemos que passar por tantas coisas? Esse deve ser o preço de ser parte da raiz mais velha...ou sei lá. Talvez uma provação do santo na nossa vida...na nossa fé. Fé é você acreditar em uma coisa que você não vê...você simplesmente sente. Todo candomblecista deve ser municiado pela sua própia fé e somente a fé é o que nos deixa em pé Nossa fé deve ser sempre respeitada, principalmente por nós mesmos. A minha religiosidade nasceu no Tombeicí e sinceramente deve estar na hora de voltar para minha aldeia. O que é meu é meu e isso ninguém tira...ninguém toma. Está na hora de esquecermos os erros do passado e começar a fazer o nosso presente.Está na hora de perdoarmos e sermos perdoados. Tenho fé que minha raiz agora mais limpa voltará a ser uma raiz unida. Quem é mesmo do Tombeicí continuará conosco. Não adianta dizer ser Tombeicí quando não se guia pela regras dessa raiz. O grande feiticeiro é aquele que se mantém de pé apenas com sua fé e suas rezas.O grande feiticeiro é aquele que recebe a pancada mas não bate de volta...ele simplesmente deixa que o santo bate por ele. O Tempo é o grande professor do candomblé O Tempo é o dono da dôr e da alegria. Omolú é o dono da minha cabeça e de meu coração. ATOTÔ Deus existe, é meu amigo e não me desampara

Nenhum comentário: