sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Feijoada




Pois é..sinto saudades dos meus tempos que eram tempos que meu pai e mãe,e eles diziam ter saudades do tempo deles.Esse saudosismo é na verdade o acompanhamento da evolução do samba de um modo geral.Samba de quadra, de blocos, partido alto....ah uma roda de samba como é bom, quem não gosta?
Ontem teve uma feijoada na quadra do cacique de ramos e a roda de samba foi comandada por mim e pelo grande Moacyr Luz.E que roda heim...os caras lá que tocam no samba do trabalhador aff...Gabriel da Muda, Daniel Neves...esses caras sabem onde as cobras moram.Teve canja do grande Murilão da Boca do Mato que eu tenho um respeito muito grande.Velho parceiro de meu pai e na época dessa parceria Martinho da Vila ainda era aquele Martinho da Boca do Mato que ele até hoje é saudoso daquela Serra do Preto Forro.Muitos dizem que o partido alto está mudado...mas é claro que está mudado e muito aliás, não é só o partido alto mas o samba de um modo geral está mudado...será? Na minha época de criança eu já conhecia o tan tan, repique de mão...o repique de anel era difícil ser tocado corretamente como o grande mestre Doutor tocava sua invenção...epa..mas se o Doutor inventou isso quer dizer que o samba então já sofria alterações na época que Martinho da Vila começou a despontar como Martinho da Vila?....mas e se tentarmos pegar o samba pelo telefone que foi o primeiro samba gravado iremos reparar que ele é diferente do samba da época dos escravos tô certo?
As vezes todo esse saudosismo não é lá muito bom pois se tentarmos fazer samba da forma como o samba nasceu então não teríamos violão, surdos....teríamos apenas atabaques e machadinhos e nunca gravaríamos um lindo som de violinos e etc...O que é machadinhos? Ora seria o som do agogô antigamente pois nem agogô existia naquela época.Aliás se der mole teríamos que tocar na cabaça e no porrão.
Tem blocos que tocam funks...e dai? alguém aí se lembra de uma genuína festa Junina?
Ahhh....Talvez se fizermos igual a meu padrinho Paulinho da Viola seja bom pois o mesmo diz assim:
tá legal eu aceito o argumento|mas não me altere o samba tanto assim|olha que a rapaziada está sentindo a falta de um cavaco de um pandeiro ou de um tamborim.
Realmente não dá pra ficar ao lado de quem não quer navegar porém navegar é preciso..e devagar chegaremos lá.Vamos aceitar as mudanças mas vamos lembrar que uma roda de samba de verdade é bem diferente de roda de samba de rádios.Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa.
Quem é do samba pode chegar chegando pois o carnaval chegou com força total aqui no Rio de Janeiro.Esse mês com bastante trabalho a fazer e ahh....eu vou curtir uma roda comandada por papai pois eu não sou trouxa e de quebra comandarei uma roda do bloco Gamboa lá em Belo Horizonte....adoro aquilo lá !!!!!
beijo em todos

Nenhum comentário: